Autor: Pedro Fagundes de Borba
O romance policial é composto principalmente por duas partes principais: o mistério e a parte de apoio. A primeira é à base deste tipo de história, uma vez que está focado em se investigar um crime, descobrindo o criminoso e assim revelando o ocorrido, aquilo que deu origem ao caso, o que estava por detrás daquilo. Tal fórmula é bastante poderosa e clássica, tendo carregado todo um estilo de escrita e de história que ainda fascina. Tanto por sua maneira de mostrar uma história, revelando algo desconhecido, algo que aconteceu e não se sabe como, o qual será descoberto, quanto por manter a atenção mostrando detalhes.
A parte de apoio, por sua vez, é o que está em torno disto, os personagens, construções, ideias, o que está ao redor do mistério em si. A importância desta se dá no aspecto de que esta precisa ser interessante, bem como capaz de fornecer bons aspectos ao mistério principal quanto também ter bons personagens, fazer bons comentários sobre sociedade, psicologia humana, hábitos, senso comum, preconceitos e diversos outros detalhes que incrementam e aproximam a história de aspectos da vida real. Embora o gênero não possa ser classificado como realista, pelas maneiras com que investiga os casos, a maneira como os detetives agem, alguns detalhes não tão verossímeis, eles trazem aspectos da realidade ou que dela se aproximam, assim trazendo certa proximidade para com o leitor.
Com esta proximidade, muitas vezes se enriquece grandemente tal literatura, trazendo mais fatores e aspectos ao escrito do que se pensaria. Indo além do mistério, e o complementando em várias medidas, fazendo com que seja ainda mais interessante, tenha um enriquecimento interno de enredo, personagens e outros aspectos presentes. Quando bem feito, consegue fazer do mistério um aspecto ainda maior o tornando mais instigante e mais relacionado com o que pensamos e somos. O que aproxima a história. Por vezes o mistério em si pode ser até mais simples e não tão instigante, mas a parte de apoio o complementa. Se uma personagem é acusada de ser a criminosa, por exemplo, vir como esta é caracterizado e o que os demais personagens pensam para que esta possa ser culpada, enriquece grandemente a parte de apoio da história, fazendo pensar quem pode ter sido e porque querem acusar determinada personagem.
Os dois aspectos são fundamentais para o bom desempenho e criação do romance de mistério. Pois conseguem fazer o mistério e fundamentar ele. Sem este último aspecto, perde-se muito na história, tirando todo o contexto e história junto à investigação. Fica apenas um pequeno mistério. Bem escrita, a parte de apoio embasa todo o processo, ficando assim algo bem mais completo, fazendo uma história como um todo, que tem um mistério a ser resolvido na lógica e nos conhecimentos. Tendo esta parte de apoio, tem-se maior verossimilhança, garantindo mais ligação entre leitor e obra. O apoio da obra embasa, garantindo melhores formas.