Autor: Pedro Fagundes de Borba
É uma vertente que abriga uma ampla gama de religiões, de pensamentos e de culturas. As quais possuem uma denominação de serem cristãs, rompidas com o catolicismo, mas sem as ideologias e as teologias protestantes. Anteriores a Lutero surgiram como outro cisma dos católicos, alguns séculos antes. Foi essencialmente uma rejeição a Igreja Católica. Discordando bastante do papel que a Igreja e a centralização romana teriam para difusão e continuação do cristianismo. Além de uma série de mudanças culturais e de comunicação entre ocidente e oriente, motivadas principalmente pela divisão do Império Romano em Ocidental e Oriental e o fim do primeiro.
Com o passar do tempo, os ortodoxos foram desenvolvendo mais suas liturgias, visões, ideias, ritos e eucaristias. Sendo normalmente mais elaborados e rebuscados que os católicos. O que também teve forte papel na criação cultural e no surgimento de culturas e ideias presentes. Pois estão profundamente ligados especialmente ao Oriente Médio e Leste Europeu. Porém, são várias unidades, várias igrejas essencialmente separadas. Tendo várias diferenças entre elas, também normalmente muito vinculadas a países e, consequentemente, a seus povos. Uma vez que cada uma está muito vinculada há um país, cidade ou região. Dos quais podem ser mencionados, por exemplo, a Igreja Ortodoxa Grega, os diversos Patriarcados de Jerusalém, a Igreja Copta egípcia, a Igreja Maronita do Líbano (a única ainda em comunhão com Roma e o Vaticano) e as principais que são a Igreja Ortodoxa de Constantinopla e a Igreja Ortodoxa Russa. A de Constantinopla por ser a primeira do mundo, tendo sido a mais influente por bom tempo. A maior, entretanto, atualmente é a Igreja Russa, sendo também a mais influente atualmente, tendo seus próprios ritos.
São independentes umas das outras, cada um tendo seus próprios líderes. Conhecidos como patriarcas, os quais têm os poderes nas igrejas. Nisto, cada uma possui seus ritos e algumas particularidades de organização. É um cristianismo um pouco diferente, bastante influente em culturas orientais, mas ainda profundamente cristão, tendo fortes visões de Cristo e conhecimentos. Em si ganham uma força e um valor trazendo novas questões, sendo assim uma das grandes vertentes de Jesus Cristo.