Autor: Pedro Fagundes de Borba
O lirismo, como um dos principais elementos da poesia, possui uma forma difusa e difícil de ser vista e catalogada. Por que está envolta nesta força e nesta beleza de palavras e do uso delas para formar significados complexos e poéticos, que levam para um patamar e uma significação inexistente em outras formas e expressões, pois carregam toda a força e toda a ideia colocada, descrevendo diretamente o que há de mais forte e belo, garantindo tal significado e a percepção e sensação de sua existência.
Ao longo do tempo, tal lirismo foi sendo visto em diversos tipos de poesia, em diferentes formatos, mas sempre associados com esta ideia, em alguma forma ou outra. Mesmo a poesia que se propunha feia ou chocante ainda usava o lirismo para gerar o efeito, ligando o processo a mesma ideia, ainda que buscasse uma reação oposta. Nesta ideia, aquilo muitas vezes escrito como este lirismo carregava ideias e formas que remetiam a coisas diversas, gerando uma força e uma capacidade de ver e sentir com fortíssima percepção do significado.
Embora possua um estilo um tanto quanto mais simples, Patti Smith, compositora e poetisa americana, consegue trazer um lirismo forte em seu jeito de cantar e escrever. Mais do que outros cantores de rock foca bastante na ideia de poesia, fazendo disto mais o lirismo e a organização dos versos. Ainda que use bastante verso livre, eles têm rima, não são versos brancos. O que garante e sustenta toda uma beleza poética. As letras, embora sejam mais simples, tem um lirismo muito forte, conseguindo trazer junto uma série de ideias e de belezas colocadas em sua escrita.
Associada com a força e performance de interpretação feita pela cantora. A própria já disse que as letras não saíam grande coisa, então capricha bastante no estilo e jeito de cantar. As letras em si, apesar disto, são realmente boas, tendo um significado poético real. Que são realçadas de fato pela performance e pelo sentimento posto quando cantado, que intensifica o real colocado. Em si isto é a pura poesia colocada, dando maior força para seu significado.
Essencialmente Patti Smith é poética por causa desta ligação com o poético e a significação. Consegue transformar pequenos significados em poesia pelo que neles enxerga e descreve. E coloca dentro da música estas poeticidades. O que mostra o quanto o lirismo está difuso e colocado nos mais diversos locais e como se manifesta pelo que é sentido, percebido e colocado. E consegue ser fortemente captado. Patti Smith atingiu, dentro do rock, um lirismo que poucos fizeram. E se garantiu como poetisa cantora.