ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Meios de produção

16/7/2023 - Várzea Paulista - SP

   O marxismo, também chamado de materialismo histórico dialético, se caracterizou por fazer uma análise material das sociedades. Em um radicalismo e profundidade que ainda não tinham sido feitos.  O que permitiu identificar diversos aspectos materiais e do funcionamento das sociedades, que ainda não tinham sido percebidos. Pois, sendo tais aspectos diretamente relacionados com a concretude, são determinantes para a vida e para as possibilidades e potencialidades destas. Porque tais questões concretas são incontornáveis, por onde passam aspectos mais certeiros da vida.

     Dentre estas análises, uma das maiores percepções foram os meios de produção. Porque neles reside a estruturação social básica, a maneira como as coisas são produzidas, mantendo as coisas que existem e conhecemos. Já que são as ferramentas e métodos de trabalho usados para fabricação. Se as coisas produzidas, produtos, não são tudo que existe, e nem são as únicas coisas a determinar e influenciar a vida, são determinantes, pois a materialidade neles presente possibilita que outras coisas aconteçam. Que possam ser feitas.  Pois para se viver, os aspectos concretos precisam estar supridos.

     Em cima desta necessidade, os meios de produção se organizam. Pois tendo esta base, começam a produzir baseado naquilo que se quer produzir. Sendo controlados pela classe dominante, é também o principal elemento de dominação político-econômica. Porque sendo esta base e controle sobre o funcionamento da sociedade, permite com que uma a classe burguesa tenha este poder, já que os domina. E isto faz a organização social orbitar na maneira como estes meios de produção são organizados.  Estando eles nesta mão, isto mantém as desigualdades sociais. A maneira de se superar isto seria uma nova forma de organizar os meios, baseados no trabalho e no que seria gerado pelo trabalho aplicado.

     Os meios de produção das sociedades são de maneira incontornável uma parte fundamental do funcionamento e da existência social. É através deles que são produzidos os objetos e coisas materiais usadas, que garantem e permitem existência. Em cima disto, somente uma organização justa poderá de fato fazer uma sociedade realmente boa para todas as pessoas. Em suas formas, poderão ser sempre vistos como algo a ser moldado. Baseados em suas características, apenas se modificarão com ações que mostrem seu funcionamento e como podem ser moldados. Assim se conseguirá ver sua base e mudar. Então, será algo que pode inspirar novos meios e formas de produção.

 
Compartilhe no Whatsapp