Autor: Pedro Fagundes de Borba
O conceito básico de nacionalismo é referente à valorização e uso dos recursos, formas e realidades de um país. Do país daquele do qual o nacionalista é natural. Pois, tanto a formação do país em questão, ali dentro forma-se uma realidade própria e uma cultura própria, sobre a qual vivem os cidadãos. Esta não está isolada, mas em dialética com outras. Gerando influências e modificações. Porém, cada uma terá uma essência e forma própria, a qual irá ser em si mesma.
Por isso, é preciso entender cada país em sua essência. Para saber sua história, cultura, formação e as bases. No caso dos países americanos, sua formação e base vêm da colonização europeia, principalmente Portugal, Espanha e Inglaterra. Que, através deste processo, criaram a maioria dos países americanos. Nesta realidade isto determina e desenha tais países, sendo questões ainda bastante determinantes para a realidade atual. Neste processo, surgiu o Brasil e os brasileiros. Entender este processo e a formação e o Brasil como são, faz parte deste nacionalismo.
A partir disto, vemos a formação deste país, e como se desenrolou. Para tanto, entendendo o país como ele é, pode este ser fortalecido e aprimorado. Tudo isto sempre acompanhado do contexto e dos principais eventos de cada tempo. Desde as navegações até hoje em dia, o Brasil sempre existiu, mas com diferenças e mudanças ao longo deste tempo. De colônia a país independente, sempre em sintonia com os contextos e acontecimentos das épocas. Hoje vive também esta situação, como diversos outros.
Então, além de entender o Brasil, também saber a formação, história e cultura deste, saber de outros também. Para ver como se tem a realidade e os países atuais. Cada um sendo próprio, tendo jeitos particulares, que interagem e influenciam, mas sempre dentro de suas próprias características e essências. Vendo o Brasil como exemplo, diversos outros países podem ser entendidos neste processo. E ver assim a maneira de melhorar e aprimorar. Ser um nacionalista forte e completo exige a valorização e conhecimento do próprio país, junto com o de outros. Para saber relações existentes, bem como questões culturais e políticas. Assim se saberá onde está.