ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Música country

28/5/2023 - Várzea Paulista - SP

    Como essência, é mais um dos vários estilos campeiros que existem pelo mundo. Cada estilo campeiro reflete a cultura e idiossincrasias do ambiente em que é feito. Ali estão tanto as particularidades campeiras do local quanto sua relação com outras formas culturais, como absorve ou não outros aspectos culturais. Isso pode ser vista na música sertaneja brasileira, nas rancheiras mexicanas, nas gauchescas brasileiras, uruguaias e Argentinas, e no country americano também. Além de outros lugares.

     Cada um desses são estilos diferentes, com suas particularidades locais. Falando sobre a região, traz os aspectos mais profundos dela. No caso do country, fala especialmente do sul e partes do oeste americano. Como Texas, Tennessee, Arizona ou Oklahoma, que gostam bastante do estilo. E, com ele, refletem algumas particularidades. Como parte do estilo campeiro dos Estados Unidos, há a presença de uma visão mais grossa da vida, ligada a aspectos do campo.  Falam de aspectos, sentimentos, conquistas, histórias e estão sempre ligados a estes espaços, ou a sentimentos presentes neles.

     Cada cantor possui também jeitos particularidades, assim como temas. Podem ser citados Willie Nelson, Merle Haggard, Lee Ann Womack, Hank Williams, Johnny Lee, Ed Bruce, John Denver, Lynn Anderson, Shelly West, Lane Brody e Johnny Cash, entre vários outros. Um tema recorrente são viagens, percepções do que veem. Também amor, histórias, problemas, temáticas variadas para as letras. Sempre em sintonia com as particularidades campeiras americanas. Que, como país está em contato entre aspectos rurais com urbanos, havendo algumas misturas particularidades, que não desvirtuam nenhum dos lados. Pois constituem uma particular mistura entre estes aspectos, fazendo uma profunda absorção e diálogo. O que não acontece somente no country americano, mas nos demais estilos campeiros citados, cada um a sua maneira.

     No caso do country, ainda há mais um aspecto presente. Que é a expressão e demonstração de um Estados Unidos profundo, de coisas que fogem das imagens que temos do país e mostram outros aspectos. Outra vida. Sendo um país muito associado à tecnologia e progressos, ali vemos uma vida mais real, mais próxima de outros locais. O que  permite ver o americano como alguém mais real e próximo. Também, em outro sentido, mostra um lado dos EUA igualmente real. Sendo este o país agressivo e imperialista que há, sempre interferindo na política de outros países e causando problemas na geopolítica, é muito interessante ver uma parte do povo americano com uma vida mais real, mais simples por assim dizer. Que tem expressão e maior proximidade com outros locais.

    Nestes sentidos, o que observamos é um estilo grande, rico, capaz de levantar e trazer sentimentos. Porque retrata os sentimentos e ideias profundos dos que cantam e escrevem. Falam sobre a vida e coisas presentes, naquele contexto rural americano. Como mais um povo, aqueles que estão numa vida profunda falam e cantam sobre. Um estilo muito bom, que conta suas histórias e reflete sobre a vida.     

 
Compartilhe no Whatsapp