Autor: Pedro Fagundes de Borba
A importância de se fazer política e de se intervir socialmente se mostra em diversos momentos da história. Quando uma política é bem feita, consegue trazer fortalecimento ao país, der novas orientações e melhorar a vida da população do local onde esta é aplicada. Frente todos os problemas sociais que surgem das estruturas políticas, desigualdades institucionalizadas e mecanismos políticos, econômicos e sociais, uma ação política eficiente governamental consegue dar algumas correções.
Uma das políticas mais interessantes a ter sido aplicada no século XX foi o New Deal, aplicado nos EUA pelo então presidente Franklin Roosevelt. Foi construído muito no contexto da Grande Depressão americana, como uma maneira de reconstruir o que se estava destruído. E também fazer um novo pacto social entre o estado e os setores sociais, havendo maior interferência do primeiro, lançando novas bases sociais ao país.
O que houve tanto maior criação de empregos por medidas governamentais, implantação de questões como previdência social, salário mínimo, além de alguns controles sociais. Assim, se conseguiu reestruturar muito o país, dando novas bases sociais e políticas, sendo assim um lugar mais socialmente estruturado.
Por tantos aspectos, o New Deal foi uma das políticas mais bem colocadas e implantadas. Pois, diante de problemas sociais reais e concretos, soube como reagir, criar melhores condições e modificar o espaço. Num contexto de capitalismo americano, enfrentando inúmeros problemas e contradições, além de pobreza, o governo soube agir e implantar uma política que melhorava. O estado presente e atento age sobre uma situação, vendo do que é feita e assim agindo. Não consegue solucionar os problemas estruturais, mas os ataca, promovendo uma melhora social. Além de conseguir reestruturar e melhorar a realidade. Dessa maneira, saber agir, os modelos políticos a serem feitos e os rumos seguidos mostram a pendência e capacidade de agir e modificar uma realidade cheia de problemas.