Autor: Pedro Fagundes de Borba
A questão espírita nos Estados Unidos é bastante interessante e peculiar. Sendo um país importante para o estudo e conhecimento sobre os espíritos, tomou formas muito diversas com o tempo. A importância vem nos primórdios do conhecimento espiritual moderno, anterior ao estudo e sistematização feita pelo professor Rivail. Destacam-se Andrew Jackson Davis, as irmãs Fox e Nettie Colburn Maynard que lidavam com espíritos antes da doutrina ser sistematizada na França.
Com isto, já existe há muito tempo nos EUA a ideia de espíritos e de ações espirituais. Porém, há pouquíssimo espiritismo no país. Allan Kardec, o codificador, é praticamente desconhecido dos americanos. Os quais seguem, principalmente, diversas linhas espiritualistas, que não tem os preceitos espíritas, mas também lidam com espíritos e sua existência. É um país com muito espiritualismo, mas pouquíssimo espiritismo. Esta diferença se reflete crucialmente na maneira como os espíritos e seus fundamentos são vistos no país.
E isso fica visível em uma série de casas espiritualistas e de maneiras de se encarar tais fenômenos por lá. Pois se tem pontos muito diversos, ideias mais soltas. A questão espiritual, nos Estados Unidos, toma uma forma diversa e que encontra semelhança e proximidade com várias outras coisas. As quais podem se mesclar com alienígenas, crenças em feitiçaria, questões de pseudociência e pensamentos e teologia cristã. O que significa um jogo cultural bastante forte e disperso. Pois se ampara em pontos diversos.
O que encontra eco na cultura religiosa americana, que é bastante dispersa. Sendo um país de maioria protestante, absorvem diversas outras coisas e ideias com fundos religiosos dispersos. No caso do espiritualismo, existe toda a ligação com espíritos, feita também por médiuns, com uma base distinta. Se apoiam na presença de espíritos pura e simplesmente, sem os conhecimentos espíritas. Associam com medidas espirituais de maneira solta.
Nesta questão, o país levanta certa tradição com mediuns, embora menor que no Brasil. Mantém-se ligação com pontos e saberes, associados a uma cultura religiosa ampla e dispersa, que se mescla com muita coisa. Diferente do Brasil tem diversos pontos e ligações próprias. Em sua dispersão, associada com importantes espiritualistas americanos que já existiram, traz pontos e ideias importantes sobre formas dos espíritos.