Autor: Pedro Fagundes de Borba
O escritor francês ocupa um lugar especial na história da literatura, por ter dado forma ao romance realista, que se contrapunha ao romantismo e suas idealizações. Enquanto o movimento romântico pregava valores e ideias que refletiam o pensamento e os ideais dominantes da época, muitos dos quais permanecem, o realismo, em reação, mostrava como as coisas realmente eram. Flaubert não foi o primeiro a fazer tal estilo de escrita, tendo sido precedido por autores como Balzac e Stendhal.
Mas tinha algumas características específicas que o destacaram, lhe dando uma posição e mesmo uma fama especial com relação a este lugar e impacto na literatura. Seu romance “Madame Bovary”, lhe garantiu isto. Pois, entre os romances realistas, possui alguns pontos e relevâncias que mesmo hoje não foram totalmente absorvidos. Seu principal tema sendo uma mulher, Emma Bovary, que trai o marido, muita coisa já foi pensada e refletida sobre esta personagem. Questões como tédio, expectativas não cumpridas, visão de mundo romântica, infantilidades, o que é a vida, entre outras. Emma Bovary, nas ações que faz ao longo do livro, reflete diversos destes pontos, sempre levantando alguns deles mais para alguns e menos para outros.
O principal deles, que se contrapõe na narrativa ao romantismo, é o de que a personagem era fissurada em romances românticos, com os quais esperava ter um final feliz tal como aconteciam nestas histórias. Uma vez casada com o médico Charles Bovary, tais expectativas não se cumprem, frustrando Emma. O que a faz ter casos extraconjugais. Assim, a personagem se frustraria em não ver a vida acontecer da maneira que os romances românticos descreviam, sendo algo muito mais parado e sem emoção, no caso dela.
Esta e outras interpretações e aspectos fizeram com que o romance de Flaubert fosse tão importante e influente. Pois trazia o realismo para aspectos ainda mais diários, de uma maneira mais lenta, e refletindo intensamente a mentalidade e personalidade de uma personagem. Foi o romance mais influente da segunda metade do século XIX por isso. Outras obras de Flaubert também tiveram importância, apesar de serem menos conhecidas. Pois consolidaram o estilo do autor e deram uma série de radiogramas sociais da época, garantindo uma nova literatura e também a continuidade da mesma, que estava em período de se afirmar, garantir força. Gustave Flaubert ficou como um dos maiores autores de todos os tempos, criador de uma das maiores personagens de todos os tempos, Emma Bovary. Continua sendo uma das grandes referências da literatura, falando muito sobre os autores e o que estes escrevem.