Autor: Pedro Fagundes de Borba
Frente tantas complexidades governamentais e voltas em governos, há sempre pontos fundamentais a serem levantados. Porque entender o que faz o governo e como pode conduzir a política nos mais variados contextos e formas torna-se mais importante que se veja o que este governo faz. Baseado nisto, há algumas perguntas a serem feitas a todos os governos, em todos os lugares. E em todos os tipos de governos.
A primeira delas é como este governo cuida e administra a população, a vida desta. O que consegue ele criar e fazer, bem como quais são os efeitos de suas políticas no povo, de que modo que se veja o tipo de vida levada, de que jeito é possível ali viver, as formas presentes. Depois, tem a ver com a qualidade de vida. Baseado também em como o estado e o formato econômico é administrado, ver o que aquela política promove, faz com que se via de maneira de suas características.
Assim, a população vive de determinada forma, com capacidades e espaço para ter determinada vida. O papel central do governo como administrador e regulador da sociedade, de como organiza - lá é um dos pilares do que se pensar e olhar em sua ação e composição, pois é como se poderá criar uma sociedade mais justa.
Então, baseado em todos os problemas existentes, a função principal do governo é a garantia da qualidade de vida para os que vivem em seu estado. Tal função garante a vida e o desenvolvimento das potencialidades humanas. Importante valorizar governos e candidatos que saibam ver isso, para que haja melhores governos. A régua básica eleitoral deve estar sempre baseada nestas perguntas fundamentais.