Autor: Pedro Fagundes de Borba
Para falar do Brasil politicamente, é preciso entender sua política, história, estruturas, formas e o que lhe compõe. Ou seja, o que o monta do jeito que ele é, expondo suas características. Ao longo do tempo, várias figuras políticas marcantes apareceram no país. Alguns foram mais marcantes, ao ponto de expor e mostrar características brasileiras profundas, as quais são parte do jeito do país ser. São assim figuras que ajudam a entender a gente. Vários poderiam ser citados, mas irei me ater a cinco, que muito mostram sobre o país. Coloco seus nomes e explico porque são assim:
-Dom Pedro II: o primeiro governante brasileiro. Embora o país já venha sendo desenhado desde o começo da colonização, tendo tido vários governantes, este é o primeiro realmente brasileiro. Mesmo seu pai, que proclamara a independência, era português, ao contrário deste nascido no Rio de Janeiro. Entra por ter sido imperador do segundo reinado, onde dá início a várias políticas que irão influenciar posteriormente, principalmente em termos administrativos. Como modernização econômica e técnica, através de alguns investimentos. Apesar de uma postura conservadora em muitas áreas, principalmente na lentidão para abolir a escravidão, marcou muito o Brasil, sendo uma de suas marcas políticas. Durante seu longo reinado, ajudou o desenvolvimento em vários sentidos, mas sempre através de jogos e conciliações políticas. Talvez, seu maior mérito para demonstrar o jogo do Brasil foi governar mostrando várias características nacionais básicas, principalmente a conciliação e uma modernização um pouco arbitrária.
-Duque de Caxias: patrono do exército brasileiro e uma figura central na história brasileira. Especialmente na determinação de uma forma de ser do país. Quase todas as manobras e pensamentos militares nacionais vêm baseados em coisas dele, ou se baseiam a ele. Além de militar, foi também político governador e também membro do partido conservador. Suas posturas e condutas militares fazem muito do Brasil, principalmente a postura mais repressiva e disputas. Conhecido como pacificador, por seu trabalho de repressão a revoltas políticas internas. Além de ter conduzido a Guerra do Prata e do Paraguai, determinando vitória e posturas do Brasil. Marca principalmente pela maneira de conduzir política, associada com o militarismo.
-Getúlio Vargas: em muitos sentidos, o principal modelador do Brasil contemporâneo. Chegado ao poder por via de uma revolução, revolucionou toda a institucionalidade e os moldes políticos nacionais. Através de suas medidas, proporcionou grandes avanços, como direitos trabalhistas, voto feminino e incentivo a indústria, dando grandes passos para o setor brasileiro. Através dele, tudo isso evoluiu e se desenvolveu. Também foi feito uma série de acordos, e alguma politicagem, entre governo e sindicatos, jogando com interesses e tendo alguma consulta. Com isso, moldou uma base que ainda perdura, apesar de ter passado por diversas mudanças. Nenhuma outra figura entendeu tão profundamente as estruturas e a cultura política brasileira, sendo capaz de jogar com vários setores e lados, conseguindo trazer projetos fortes. As contradições do Brasil encontraram nele uma espécie de ponto que maleava, trazendo a tona aspectos do estado. Foi uma figura singular, no Brasil e mundo. Poucos foram ou tem o que ele fez.
-Luís Carlos Prestes: principal comunista da história do Brasil. E o mais notável dos contrários ao status quo, buscando uma revolução. Conhecendo os problemas e contradições do capitalismo, que também afetavam e afetam o Brasil, jogou com tudo isso na realidade nacional. Querendo uma revolução brasileira, enfrentou e viu os mais diversos processos da institucionalidade brasileira. Viu como isso é reprimido, enfrentado. Foi militar, organizando a coluna Prestes e outros movimentos pró comunismo no exército, mostrando as relações entre ambos. Teve problemas com os governos de Vargas e com a ditadura, vivendo na União Soviética em diversos períodos. Foi alguém que colocou a política junto à vida, mesclando fortemente ambas. As grandes questões brasileiras foram por ele vistas.
-Lula: no momento atual, nenhum mostra tanto sobre a política brasileira e suas características. Tendo alcançado espaço político a partir dos anos 1970, nos contextos sindicalistas, foi líder sindical por tempo. Mais tarde, foi se envolvendo grandemente com setores políticos e medidas de estado, mas mantendo a base sindical. Foi um dos fundadores do PT e ainda é a principal figura do partido. Como político, entretanto, tem uma dimensão que ultrapassa os partidos institucionalizados. É, sem dúvida, o maior líder popular da história do Brasil, nenhum outro tendo tanta popularidade entre o povo e força de contato. Além de ter nascido em camada popular e crescido, ao contrário de Vargas, por exemplo, que nascera em família rica. A partir disso, temos alguém que fala muito diretamente a população. Representando-a em muitos sentidos. Como presidente, fez uma série de acordos e pactos conciliadores, que conseguiram aumentar políticas públicas e criar melhor qualidade de vida a vários. Ainda que não tenha mudado tanto, conseguiu extrair coisas boas. Mas mostra, sem dúvida, a força e relação do povo com o Brasil.
Esses cinco conseguem mostrar muitas das características do Brasil, boas e ruins. A partir deles, vemos muito como se movimenta a estrutura e política deste país. Saber entender estes movimentos é fundamental ao entender, para saber o que fazer e melhorar. Um país tão complexo e contraditório fica mais claro então. Há muitos outros, mas os citados ilustram pontos específicos importantes. Sabendo disso, se desenha melhor como somos e nos organizamos. Temos muita história e figuras, agora precisamos lê-las.