ColunistasCOLUNISTAS

Augusto Branco

Autor: Augusto Branco

A Paz Sempre Vencerá Canhões - Luis Pinto Ribeiro

27/6/2013 - Várzea Paulista - SP

Manifestações que aconteceram, e que continuam ocorrendo no Brasil revelam o poder e a força das massas, que passam a dizer como deve ser a nova fase histórica de se fazer política neste País.

Sem dúvida nenhuma, críticos, governantes, lideres das organizações sociais, políticos de carteirinhas, jamais esperavam tamanha desenvoltura e inteligência dos novos políticos que surgiram comandando o povo nas ruas. 

As massas não apareceriam nas ruas sem existência de comando, e neste momento histórico o comando é de muitos jovens inteligentíssimo que extrapolaram as formas tradicionalistas de comando das massas.

Apesar de dizerem que nas manifestações não se aceitava representantes de partidos políticos, estas manifestações detém muita força política. E se muitos que ajudaram a comandar ainda não se deram conta, é necessário acordarem para nova realidade que ajudaram forjar.

O mais rico estado da federação, que inicialmente demonstrou e representou as posturas de nossos governantes e políticos brasileiros. Governos e políticos de uma era que já é ultrapassada nos enfrentamentos com as massas, (afinal quem comanda o estado democrático precisa ser político e pertencer a algum partido político), estes precisam ter uma nova visão e postura para se relacionar com quem os elege e mantêm eles no poder de comando.

É em São Paulo ( o prefeito Fernando Haddad e o governador Geraldo Alckmin) , que os representantes eleitos pelas massas, se demonstravam desinteressados em ouvir e atender a principal reivindicação ( o pedido de revogação dos preços das passagens) da população que se manifestava nas ruas.

No primeiro momento tentaram transferir o problema para área de segurança pública, e ameaçaram cortar recursos das áreas sociais. ( Os batalhões de choque entraram em ação como nos tempos da ditadura militar).

Mas, felizmente as massas não são formadas somente da maioria jovem como nos tempos da ditadura, entre elas existem; crianças, jovens, homens, mulheres, velhos, negros, índios, brancos, que levantaram a bandeira da paz para vencerem os canhões dos aparatos repressivos, que não acabaram mesmo no estado que se diz ser democrático.

Infelizmente no meio da massa também existe podridão ( vândalos, traficantes...), como existe ( podridão, corrupção...) no meio de quem comanda a nação, e esta fatia da sociedade não vai ajudar construir uma nova sociedade, eles querem continuar a reinar nesta sociedade.

É necessário às massas e o comando trilharem no mesmo sentido, e juntos construírem o novo Brasil que todos almejam viver e deixar para as futuras gerações.


- Luis Ribeiro -


 

Compartilhe no Whatsapp