ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

O Benefício do Inventário Patrimonial - O Balanço Patrimonial de sua empresa relata informações precisas?

18/11/2019 - Várzea Paulista - SP

O Benefício do Inventário Patrimonial - O Balanço Patrimonial de sua empresa relata informações precisas?

https://www.axsconsultoria.com.br/inventario-e-avaliacao-patrimonial/

381-11-2019

Com a profissionalização da Gestão de grande parte das empresas, utilizam ferramentas “contábeis” para tomar decisões e isso é extremamente correto.

A periodicidade das informações

Trabalhar com informações de gestão, entre outras coisas requer disciplina, além de conhecimentos técnicos para não gerar informes que nada informam.

Analisar mensalmente os Demonstrativos Contábeis / Financeiros são fundamentais para se ajustar ou mesmo corrigir “rotas”, entre outras ações.

Entre os principais demonstrativos de gestão que não podem ser desconsiderados por qualquer gestor, podemos citar: Fluxo de Caixa realizado ou a realizar, DRE – Demonstração dos Resultados do Exercício e o Balanço Patrimonial, entre outros.

Informações próximas da realidade

Quando se tem por hábito analisar periodicamente demonstrativos, é natural a comparabilidade do momento atual versus períodos anteriores ou mesmo projeções, para identificarmos se estamos no caminho certo ou mesmo melhores que em períodos anteriores.

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta de análise diária e também pode ser analisada comparando meses passados e por vir.

A DRE é um demonstrativo mensal, entendemos que é o mais importante para uma Gestão, pois quando bem estruturada e com procedimento que atendam os princípios da Contabilidade, relata a real situação da empresa no que se refere Resultados.

O Balanço Patrimonial é uma fotografia da empresa que informa momentos, mensais e anuais que quando comparados demonstra: enriquecimento, endividamento (curto e longo prazo), nível de estoques, caixa, e imobilização, entre outras informações.

Ativo Imobilizado informado no Balanço Patrimonial

Dependendo do segmento empresarial há a necessidade de investimento em imobilização, ou seja, o segmento que a empresa atua requer a compra de móveis, máquinas, equipamentos, veículos, ferramentas, imóveis, entre outros itens para a sua operação; a medida que a empresa busca a expansão, tais investimentos são ainda mais necessários, pois além de buscar atender um mercado maior, existe também os “up-grades” para que não fiquem ultrapassados.

Independente do segmento, muitas empresas se classificam como investidoras em Ativo Imobilizado, sejam elas: hospitais, clinicas, industrias (qualquer tipo de indústria), escolas e faculdades, entre outros.

Quando o assunto é investir, fatalmente o caixa será afetado, seja em aquisições a vista ou mesmo financiadas, porém, para se investir é importante ter em mãos a realidade da empresa e muitas vezes essa realidade não é relatada no Balanço Patrimonial.

É comum ao analisarmos um Balanço Patrimonial e identificarmos o grupo Não Circulante (Ativo Imobilizado) com valores que não expressam a realidade, isso pode ocorrer em função do efeito da depreciação no decorrer dos anos ou também pela inexistência do Controle Patrimonial (eficiente).

Auditorias validam a veracidade do Controle Patrimonial

Algumas empresas ainda possuem Controle Patrimonial sem a devida precisão (esse conceito vem mudando), muitos estão desatualizados outras sequer utilizam.

Apresentar um Balanço Patrimonial, onde o grupo Ativo tem o Imobilizado com uma representatividade importante, porém, sem o decido controle para dar o suporte ao Balanço, expõe a empresa a falta de credibilidade nos Demonstrativos.

Inventários Patrimoniais realizados periodicamente

O Ativo Imobilizado não mais é que o grupo de contas que contabilmente controla o patrimônio da empresa, ou seja, a riqueza patrimonial da empresa. Com base nesse conceito é de extrema importância que os gestores efetivem esse devido controle.

A realização de Inventários Gerais ao menos a cada 24 meses (02 anos) é fundamental para validar o devido controle, garantir credibilidade aos demonstrativos e realizar ajustes caso necessário ao Resultado da empresa que por consequência determinará uma revisão de procedimentos no quesito segurança patrimonial, para evitar possíveis perdas futuras.

Realizar o Inventário Patrimonial com equipe própria ou terceirizada?

Essa dúvida geralmente ocorre com empresas que não dispõe do Controle Patrimonial, quando se veem “obrigadas” a implantar tal controle.

A possibilidade de realizar com equipe interna (orgânico) com certeza vai “esbarrar” entre outros obstáculos em: falta de conhecimentos técnicos, colaboradores que deverão suspender os levantamentos temporariamente para realizar outras atividades da empresa, possíveis vícios ou tendências na realização dos trabalhos, além da extensão dos prazos.

A implantação do Controle Patrimonial para que seja colocada o mais rápido em pratica, deve ser realizada por empresas especializadas, ou seja, Consultoria Empresarial especializada em Controle Patrimonial.

A AXS Consultoria Empresarial – Divisão Patrimonial, é uma consultoria que está no mercado empresarial a aproximadamente 10 anos, somos especialistas em todo o processo de Controle Patrimonial ou Gestão Patrimonial. Nossos trabalhos são realizados com profissionalismo e conhecimentos técnicos para dar a devida segurança aos nossos clientes. Realizamos: planejamento inicial, mapeamento das áreas que serão inventariadas, confeccionamos placas de identificação, colocamos as placas em cada um dos Ativos, catalogamos detalhadamente cada um dos Ativos, conciliação físico x contábil, disponibilizamos relatórios analíticos em Excel de todos os bens inventariados, realizamos a Avaliação Patrimonial total ou mesmo parcial dos bens.

Em todos trabalhos contratos, apresentamos um cronograma de realização, data de início, etapas, até a data de entrega final dos laudos ou relatórios.

Somos especialistas, realizamos diversos projetos com nossas equipes e temos por princípio entregar o melhor aos nossos clientes.

A padronização das informações no Inventario Físico

A AXS Consultoria Empresarial – Divisão Patrimonial, realiza o levantamento físico com ferramentas de tecnologia, o que nos garante agilidade no processo e o melhor, padronização das informações.

Ao final nossos clientes recebem relatórios ou laudos detalhados de todos os bens de forma uniforme com informações como:

Áreas atendidas e qualificação das equipes

Estamos localizados na cidade de Sorocaba-SP, atendemos o Brasil como um todo, temos equipes de profissionais distribuída nas principais cidades do país, a disposição para fazer parte dos nossos projetos.

Nosso quadro de profissionais é composto por: Engenheiro Avaliador, Gerente de Projetos, Coordenadores, Técnicos de Avaliação e Inventariantes. Todos qualificados e preparados para a realização de levantamentos físicos.

A Garantia que oferecemos é respaldada pela qualidade dos serviços

Nossos serviços são sempre garantidos em contrato.

É comum sermos consultados por contadores ou auditores, sobre critérios de cálculos e avaliações e os mesmos são sempre atendidos de forma rápida e precisa, pois temos o maior interesse que não fiquem dúvidas no processo.

Trabalhamos com uma base de Ativos (bens patrimoniais) próxima de 100.000 itens para pesquisa de avaliação e essa base é periodicamente atualizada, por isso apresentamos Avaliações Patrimoniais o mais próximo da realidade.

Avaliação Patrimonial total ou parcial do Ativo Imobilizado

Nossas avaliações geralmente são realizadas em 100% dos itens inventariados, entretanto, conforme determinação de alguns clientes, também realizamos de forma parcial, conforme determinação, nesse caso buscamos focar em itens de maior expressividade monetária (ABC).

Informações como:

Nossas avaliações são respaldadas e baseadas em normas técnicas ABNT e IBAPE, e também visam atender aos princípios contábeis determinados na Lei 11638/07 e seus CPC´s.

Atuamos nos mais diversos segmentos empresariais

Nossos serviços são realizados em empresas ou organizações dos mais diversos segmentos, tais como: Hospitais, Industrias, Call Center, Comércio em Geral, Condomínios Residenciais, Condomínios Empresariais, Transportadoras, Laboratórios, Franquias, Restaurantes, Escritórios, Escolas, Faculdades, Universidades, Rede de Farmácias, Fast Food, Supermercados, Postos de Combustíveis, Clinicas, Construtoras, Auto-Peças, Construção Civil, Fábricas, Segmento Pet, Instituições Religiosas, ONG´s, Igrejas, Templos, Industrias Químicas, Confecções, entre outros.

Pensando em realizar Inventário Patrimonial ou Avaliação Patrimonial do Ativo Imobilizado (Ativo Fixo) de sua empresa, consulte-nos!!!

Vamos conversar a respeito.

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial

( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

www.axsconsultoria.com.br

e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

(+55 15) 991051487 – (+55 15) 988151487

Estamos em Sorocaba – SP, e atendemos o Brasil!!!

 Algumas cidades que realizamos nossos serviços, atendemos todo o país: 

São Paulo  , Rio de Janeiro  , Salvador  , Brasília  , Fortaleza  , Belo Horizonte  , Curitiba  , Manaus , Recife  , Porto Alegre  , Belém  , Goiânia  , Guarulhos  , Campinas  , São Gonçalo  , São Luís , Maceió , Duque de Caxias  , Nova Iguaçu  , São Bernardo do Campo  , Teresina , Natal , Campo Grande , Osasco  , João Pessoa , Santo André  , Jaboatão dos Guararapes  , Contagem  , Uberlândia  , São José dos Campos  , Feira de Santana  , Sorocaba  , Ribeirão Preto  , Cuiabá , Aracaju , Juiz de Fora  , Londrina  , Joinville  , Ananindeua  , Belford Roxo  , Aparecida de Goiânia  , Niterói  , São João de Meriti  , Campos dos Goytacazes  , Santos  , Betim  , São José do Rio Preto  , Mauá  , Caxias do Sul  , Vila Velha  , Florianópolis  , Olinda  , Diadema  , Serra  , Carapicuíba  , Campina Grande , Porto Velho , Mogi das Cruzes  , Piracicaba  , Cariacica  , Montes Claros  , Bauru  , Macapá , Jundiaí  , Pelotas  , Itaquaquecetuba  , Ribeirão das Neves  , Canoas  , Maringá  , Anápolis  , São Vicente  , Franca  , Caucaia  , Vitória  , Foz do Iguaçu  , Vitória da Conquista  , Paulista  , Petrópolis  , Ponta Grossa  , Guarujá  , Blumenau  , Rio Branco , Caruaru  , Uberaba  , Cascavel  , Santarém  , Limeira  , Suzano  , Petrolina  , Taubaté  , São José dos Pinhais  , Santa Maria  , Gravataí  , Governador Valadares  , Volta Redonda  , Viamão  , Novo Hamburgo  , Barueri  , Boa Vista , Juazeiro do Norte  , Ipatinga  , Embu  , Mossoró , Colombo  , Praia Grande  , Magé  , Juazeiro  , Várzea Grande , Imperatriz , Sumaré  , Santa Luzia  , Camaçari  , Ilhéus  , Taboão da Serra  , Marília  , Sete Lagoas  , Itaboraí  , São Carlos  , Itabuna  , Divinópolis  , São Leopoldo  , Alvorada  , Jacareí  , Presidente Prudente  , Arapiraca , Americana  , Maracanaú  , São José  , Marabá  , Luziânia  , Araraquara  , Cachoeiro de Itapemirim  , Rio Grande  , Itapevi  , Hortolândia  , Criciúma  , Rio Claro  , Santa Bárbara d'Oeste  , Passo Fundo  , Mesquita  , Dourados , Araçatuba  , Palmas , Nova Friburgo  , Sobral  , Barra Mansa  , Indaiatuba  , Cotia  , Rondonópolis , Parnamirim , Macaé , Ferraz de Vasconcelos  , Chapecó , Guarapuava , Itajaí , Cabo de Santo Agostinho , Cabo Frio , Lages , Nilópolis , Castanhal , Teresópolis , Rio Verde , Itapecerica da Serra , Nossa Senhora do Socorro , Ibirité , Angra dos Reis , Itu , Francisco Morato , Jequié , São Caetano do Sul , Lauro de Freitas , Poços de Caldas , Timon , Caxias , Parnaíba , Itapetininga , Camaragibe , Bragança Paulista , Pindamonhangaba , Paranaguá , Parauapebas , Patos de Minas , Alagoinhas , Abaetetuba , Águas Lindas de Goiás , Mogi Guaçu , São José de Ribamar , Queimados , Jaraguá do Sul , Barreiras , Teófilo Otoni , Jaú , Garanhuns , Linhares , Uruguaiana , Palhoça , Santa Rita , Barbacena , Sapucaia do Sul , Franco da Rocha , Vitória de Santo Antão , Botucatu , Sabará , Pouso Alegre , Cubatão , Atibaia , Teixeira de Freitas , Resende , Itaituba , Varginha , Santa Cruz do Sul , Araguaína , Apucarana , Porto Seguro , Valparaíso de Goiás , Cachoeirinha , Bagé , Pinhais , Crato , Codó , Cametá , Araucária , Toledo , Catanduva , Conselheiro Lafaiete , Simões Filho , Araras , Barretos , Guaratinguetá , Ji-Paraná , Itapipoca , Ribeirão Pires , Colatina , Araguari , Sinop , Campo Largo , Maricá , Itabira , Poá , Jandira , Sertãozinho , Birigui , Maranguape , Passos , Salto , Parintins , Paulo Afonso , Tatuí , Bragança , Coronel Fabriciano , Bento Gonçalves , Várzea Paulista , Santana de Parnaíba

 

Compartilhe no Whatsapp