ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Os Ataques Externos e as Defesas Psíquicas

15/11/2019 - Várzea Paulista - SP

 

 

Não trataremos, aqui, dos sistemas psíquicos propriamente dito. Trataremos sobre as possibilidades que os indivíduos podem desenvolver internamente para se defender de tudo aquilo que se apresenta como uma ameaça ao equilíbrio psíquico. A formação genética é um ponto importante a ser considerado, assim como a influência do meio. Mas tudo isso pode ser parcialmente modelado, por meio de uma restruturação feita com o auxílio da linguagem sugestiva oriunda do campo externo ou do campo interno de um indivíduo.

A neuroplasticidade – capacidade de partes do cérebro assumirem funções de outras partes - já é algo comprovado pela ciência e a PNL – Programação Neurolinguística - tem se destacado como ferramenta de fortalecimento do EU interior.

A ansiedade apresenta-se, hoje, como uma das pertubações mais desafiadora que podem atingir o equilíbrio psíquico. Podendo fragilizar a força EU mais profundo de uma pessoa, deixando-a à mercê da escravidão dos sintomas da ansiedade. Para não ficarmos sujeitos aos ataques proporcionados pelos campos externos de ansiedade, temos que identificá-los. Mas para isso é necessário um estudo sobre esses campos ansiosos. Antes de prosseguirmos, temos que falar do campo pessoal de ansiedade, pois antes de conhecermos os campos externos temos que conhecer o campo de ansiedade mais próximo de nós ou que está dentro de nós. Mas é importante saber que todo campo de ansiedade está atrelado à cultura em que crescemos e vivemos no nosso cotidiano.

 

O campo pessoal de ansiedade é tudo aquilo que trazemos como conteúdos internos, exemplos: anseios (desejos), medo, desconfiança de si e dos outros etc. Tudo isso se traduz, muitas vezes, em sintomas, como: agitação, aflição, tiques nervosos, falta de concentração e desânimo para concluir tarefas, esquecimentos etc. Para tratar conteúdos internos que causam ansiedade, assim como os sintomas desta, é necessária, muitas vezes, a ajuda de profissionais, como os psicanalistas, pois a psicanálise trabalha com o inconsciente e se utiliza de alguns recursos para o alívio dos sintomas e para a busca da cura, pois o método psicanalítico é instrumento para investigar os conteúdos internos de uma pessoa, ou seja, ele busca a resolução de conflitos e a cura de traumas.

 

Os campos externos são todas situações e lugares que causam estados ansiosos nos indivíduos, como: assistir TV, pois suas apelações comercias causam ansiedades; assistir, em um estádio, uma partida de futebol, pois a agitação da multidão envolve os indivíduos; apresentar um seminário na universidade, como também o simples fato de está nesta. Para alguns indivíduos somente o fato de sair de casa já os deixam envolvidos pelos inúmeros campos de ansiedade, pois esses são inumeráveis.

 

Quando trabalhamos nossos campos de ansiedade pessoal, ficamos mais fortalecidos contra a influência desagradáveis dos campos externos.

 

Convite: convido você a conhecer um trabalho que desenvolvo a alguns anos e resultou em um curso. Este eu disponibilizo com acesso gratuito. Chama-se Terapia Panta-Ansiedade (Panta é um verbo que significa expulsar, espantar, enxotar...). Abaixo tem a descrição do curso e o link de acesso.

 

Curso de Formação Teórica da Terapia Panta-Ansiedade


 

 A Terapia Panta-Ansiedade é um método desenvolvido para combater os mal-estares da ansiedade.
Este curso poderá ser realizado, a nível de conhecimento teórico, por qualquer pessoa. Tendo validade como formação para terapeutas da Terapia Panta-Ansiedade apenas para alunos com formação na área da Psicanálise, ou seja, que sejam psicanalistas devidamente formados, para isso é necessário que o aluno entre em contato com o autor do curso para saber as condições para obtenção de certificação própria para terapeutas, pois a certificação para obtenção de título de terapeuta da Terapia Panta-Ansiedade é feita pelo próprio autor do curso, como também as avaliações. O certificado fornecido pelo Learncafe é somente para a formação teórica.
Para ser um terapeuta da Terapia Panta-Ansiedade é necessário ter formação em Psicanálise (ser um psicanalista) ou fazer uma formação conjunta: formação psicanalítica com a formação especializada no método da Terapia Panta-Ansiedade (formação de terapeutas). A Terapia Panta-Ansiedade é um método aplicável para atendimentos individuais e coletivos, como: casas terapêuticas de tratamentos para dependentes químicos, escolas, famílias... Com ótimos resultados.

https://www.learncafe.com/cursos/curso-de-formacao-teorica-da-terapia-panta-ansiedade

 

Conheça também meu site e agende sua terapia online! http://www.eupsicanalista.com.br/

Compartilhe no Whatsapp