ColunistasCOLUNISTAS

Augusto Branco

Autor: Augusto Branco

SAMUEL CUNHA: No jardim de belas flores

20/4/2012 - Várzea Paulista - SP

No Jardim de Belas Flores é um livro de poesias que você escreveu desde o ano de 1993, mas, em essência, qual a principal mensagem que você procura transmitir neste livro? Procuro transmitir esperança às pessoas.Apesar de a vida ser confusa e do jeito que é,podemos criar nosso Jardim.Todos tem essa missão de cuidar do seu próprio jardim e a cuidar das suas flores. 

Neste mundo atribulado, acelarado e confuso que é o mundo moderno, como você acha que a poesia pode ajudar a melhorar a vida das pessoas? Como eu já disse,cuidar de flores exige cuidado e a vida é como se cuidar de uma flor.Água no tempo certo,adubo,carinho e atenção.Muitos não dão valor a isso hoje,mas muitos ainda valorizam o poder verdadeiro de uma boa conversa,atenção e carinho. 

Há um pensamento seu que diz que ‘a paz que você procura está no silêncio que você não faz’. Este é um pensamento que dá vazão a muitas interpretações e é um pensamento bastante filosófico. Afinal, como foi formado o pensamento do poeta Samuel? Qual foi tua formação moral e religiosa? Quais as tuas influências literárias? Fui criado na Igreja evangélica quando pequeno.Depois minha avó me deixou nas Testemunhas de Jeová.Ali,vi que o mundo não era tão pequeno e confuso,na visão deles é assim!E a partir daí fui à várias correntes de pensamento,religiões e seitas,conhecendo muitas pessoas que influenciaram o meu modo de pensar.Essa frase:‘a paz que você procura está no silêncio que você não faz’,vem da seguinte acertiva que,quando fazemos silêncio,quebramos esse ritmo acelerado e corrido da vida cotidiana e mergulhamos dentro de nós mesmos,procurando o sentido de tudo. Eu sempre gostei de Alphonsus de Guimaraens,Augusto dos Anjos,Machado de Assis,José de Alencar entre outros... 

Num mundo em que as pessoas estão cada vez mais desprovidas de fé, a sua poesia pode ser um alento espiritual para as pessoas? O mundo está cada vez mais mergulhado no materialismo desenfreado e isso contribui para que elas não acreditem no amor e em outras coisas importantes: Ser honesto,trabalhador,ter uma profissão,etc...Acredito que cada poesia explica um sentido,ou seja ela dá esse sentido que procuramos.O poder de uma palavra lida pode mudar a direção de alguém,fortalecer a convicção,ajudá-la a tomar uma decisão e guiá-la no rumo certo. 

Dentre todos os poemas do livro no Jardim das Belas Flores, há algum em especial que você gostaria de compartilhar com nossos leitores? Embora Jardim de Belas Flores,contenha algumas poesias de 1993 para esse ano de 2012,algumas ainda não publicadas pretendo escrever no próximo livro:No estranho mundo dos meus sonhos ou O silêncio do Arcanjo.Essa poesia aqui marcou meu início de ano e gostaria de compartilhá-la:

 

NUNCA PERCA O SEU SORRISO

NUNCA PERCA O SORRISO POR UM INSTANTE.

MAS DE DEUS RECEBA O FALAR,

CUJO RAIO TROVEJA DISTANTE

AO PRIMEIRO OLHAR!

 

QUE NA TERRA, TUA AMIZADE

SEJA A MAIS BELA!

CUJO SORRISO IMPRIME VERDADE,

SABENDO QUE SOIS A ÚNICA AQUELA.

 

ENTÃO, ENTENDAS QUE DEUS TE COLOCOU

PARA TUA MISSÃO CUMPRIR.

FOI ELE QUE MANDOU

O TEU TESOURO REUNIR

 

O TESOURO A REUNIR

É DE GRANDE VALOR!

BASTA ELE ABRIR

E ENCONTRAR O AMOR!

 

- Samuel da Cunha Silveira Cassiano -

Compartilhe no Whatsapp