ColunistasCOLUNISTAS

Augusto Branco

Autor: Augusto Branco

JONAS ROGÉRIO SANCHES: Nas asas da poesia

15/4/2012 - Várzea Paulista - SP

Você faz questão de transparecer a influência de tua esposa em tua carreira literária. Você é, essencialmente, um poeta romântico? Pode se dizer que sim, gosto de escrever sobre o amor que sinto por ela e também gosto de demonstrar o apreço que tenho pela vida, pela natureza e pela espiritualidade. Tudo em nossa vida eu creio girar em torno do amor, não só o amor homem-mulher, mas, o amor pela própria vida e pelas oportunidades que ela nos oferece, tenho um amor especial pelos animais e pelas plantas, os vejo como um refúgio nas horas de tristeza e também gosto de compartilhar com eles as minhas alegrias, tenho dois cães e sei que eles percebem meus sentimentos, vejo isso no olhar deles que refletem meu estado emocional, enfim acredito ser romântico até demais às vezes. 

Nos dois livros de tua autoria encontramos poemas versando sobre os mais diversos aspectos da vida. Há algum poema em especial que você considere mais emblemático de tua obra? Existe um poema no meu livro Trilhas de Luz com o nome de “O Conhecimento” que resume bem minha maneira de encarar as coisas da vida, o tenho como um momento especial entre meus momentos de inspiração, ele surgiu em um daqueles atos de introspecção onde mergulhamos dentro de nós mesmos e nos deparamos com certos aspectos que desconhecíamos em nosso ser. 

Em teus poemas fica claro também um forte cunho espiritualista e até um tanto místico... Sim, desde meus 11 anos de idade eu me interessei por livros de assuntos ocultos. Eu trilho meu caminho em busca de respostas sobre eu mesmo e sobre o universo, esse infinito universo que tanto me intriga. 

Então podemos dizer que o esoterismo é uma influência importante em sua vida? Eu encaro minha vida como uma oportunidade de crescer espiritualmente e como pessoa, procuro sempre que possível ajudar o meu próximo dentro das minhas possibilidades, nem que seja somente com uma palavra de conforto. Sou um médium espírita em trabalho de desenvolvimento, já cheguei a psicografar algumas mensagens... Familiarizo-me muito com a doutrina espírita, sendo que ela tem me ajudado muito em minhas batalhas contra eu mesmo. Adoro a prática de meditação, aliás, que já se tornou um hábito em meu dia a dia... 

Além de teus livros, onde mais os leitores podem encontrar a tua obra? Tenho um blog de poesias, “Trilhas de Luz”, e mais dois blogs voltados para assuntos filosóficos, místicos e espirituais, são eles: “A Cruz e a Rosa” e “Jonasabramelin’s Blog” - e também tenho um site que criei recentemente com a intenção de divulgar livros de autores novos e independentes, o “Suricato Site”.

Compartilhe no Whatsapp