ColunistasCOLUNISTAS

Augusto Branco

Autor: Augusto Branco

MARCOS TEGON: Tudo que você sempre quis saber sobre os homens

25/3/2012 - Várzea Paulista - SP

 

Qual a diferença do seu livro para os outros livros que falam sobre relacionamento? Percebi que a maioria dos livros que falam sobre relacionamento são escritos por mulheres e sempre que os lia percebia que tudo era "florido" nada objetivo e cheio de teorias sobre o comportamento masculino do ponto de vista das próprias mulheres, então decidi escrever o que é o homem realmente, e explicar de forma clara e objetiva as suas ações e comportamentos. Como eu digo sempre, quem conhece mais o homem do que o próprio? 

Uma das perguntas levantadas em seu livro é ‘Os homens só pensam em sexo?’ Esta pergunta parece partir de uma visão estereotipada sobre o sexo masculino. Você sente que as mulheres ainda pensam assim? De um modo sucinto, e sem o que pese as diferenças pessoais e culturais de cada indivíduo, como o autor Marcos Tegon descreve o verdadeiro homem? Sim, as mulheres pensam assim devido as experiências que as mesmas tiveram, pois agiram de forma errada e acabaram sendo apenas "usadas" sexualmente sem que o parceiro se envolvesse emocionalmente. O livro não buscou descrever um tipo de homem, não seria um tipo de homem especifico que iria agradar a todas, pois cada mulher gosta de um tipo de homem, desde jeito e maneiras de agir etc. O livro foi mais objetivo, foi direto ao foco, pois homens podem ser diferentes em personalidades mas agem de maneira muito parecida com relação ao sexo, então o livro procurou demonstrar quais são as ações dos homens e como eles agem etc. 

Além de ajudar as mulheres a entenderem os homens, em teu livro são encontradas algumas dicas para ajudar a mulher a encontrar um companheiro fiel que queira estar sempre ao lado dela. Como o autor Marcos Tegon encontrou este achado ‘tão precioso’ para tantas mulheres, que é a busca de um relacionamento sério neste mundo moderno e cheio de liberdades? Não seria bem um "achado", as mulheres tem que entender que um relacionamento se constrói com ações, sua forma de agir é que irá fazer aquele homem decidir ter um relacionamento sério ou não. Realmente este mundo moderno esta cheio de liberdades, mas no fundo todos querem um relacionamento todos querem ter alguém, não adianta um ser humano não se completa sozinho e nem é feliz completamente sozinho, algumas pessoas dizem não estar procurando etc, mas estas na maioria das vezes são apenas escravas de seus medos e traumas do passado. 

Numa realidade em que o número de divórcios é cada vez maior, ao ajudar as mulheres a entenderem melhor os homens, você oferece uma receita para a felicidade entre casais? Sim o livro buscou ajudar as mulheres de forma geral casadas ou solteiras, seu foco são as ações das mulheres perante os homens e a vida, sendo assim ajuda as mulheres em ambas as situações. 

Muito do que você escreveu neste livro é fruto de tuas experiências pessoais e testemunhos de experiências de terceiros, especialmente das leitoras de teu antigo blog. Considerando que você sentiu a necessidade de escrever sobre o que o homem verdadeiramente é, pergunto: você já terminou algum relacionamento porque se sentiu incompreendido por sua parceira? Realmente o livro tem sua base toda em fatos ou situações reais e verdadeiras, experiências minhas de terceiros, não só das leitoras dos blogs mas várias mulheres e amigas. Senti necessidade de escrever como o homem realmente age, pois percebi que várias mulheres estão buscando um relacionamento sério e não conseguem encontrar pois acabam agindo ou vendo ações do mesmo de forma equivocada e saem de um "relacionamento" pior do que entraram. Já tive e vi relacionamentos terminarem por várias razões e no final não foi apenas uma parte que não foi compreendida, para que uma não esteja sendo compreendida a outra também provavelmente não foi, penso ser uma falta de compreensão mutua e nunca de apenas um parte ou exclusivamente de uma parte. 

Alguns questionamentos levantados em teu livro fazem perceber que ao entender o homem as mulheres acabam por responder a anseios aparentemente particulares. Por exemplo: muitas mulheres se perguntam por que elas sempre se envolvem com as pessoas erradas. À primeira vista, a resposta para isto estaria no próprio íntimo da mulher, mas você oferece uma abordagem diferente para esta e outras perguntas, expondo que muitos anseios femininos podem ser exterminados a partir do momento que elas entendem melhor os homens, é isto? Exatamente isso, busco com o livro fazer as mulheres entenderem melhor os homens para assim buscarem o que querem de forma mais objetiva e feliz, que no caso é encontrar alguém que esteja realmente afim de um relacionamento. 

Ao expor o verdadeiro homem, você estaria oferecendo o ‘mapa da mina’ às mulheres para as mais diversas situações num relacionamento, então de posse de teu livro, uma mulher pode, por assim dizer, ‘conquistar qualquer homem?’ Ela realmente terá ferramentas para dentre tantos os homens, descobrir qual realmente a quer para um relacionamento e não apenas para sexo. 

E conquistaria o Marcos Tegon? Sim. Como eu disse, tudo que está no livro tem como base experiências pessoais e de terceiros, e realmente o que é dito funciona seja comigo ou com outros homens.


 

Compartilhe no Whatsapp