ColunistasCOLUNISTAS

Augusto Branco

Autor: Augusto Branco

Laboratório da Sejus intensifica diagnóstico preventivo contra tuberculose

5/3/2016 - Várzea Paulista - SP

Durante o ano de 2015 foram coletadas 784 amostras de escarro para a realização de exame diagnóstico para tuberculose, sendo 39 diagnosticadas como positivas para presença de Mycobacterium tuberculosis.

O laboratório do presidio Urso Panda funciona como posto de coleta dos 12 presídios da cidade de Porto Velho, através do recebimento, cadastramento das amostras na plataforma GAL, confecção dos esfregaços para baciloscopia e envio das amostras para a Policlínica Rafael Vaz e Silva e Laboratório Central de Rondônia (LACEN). Na policlínica Rafael Vaz e Silva é feito o teste rápido molecular para tuberculose(TRM) pelo método de PCR, sendo fundamental para diagnóstico e no LACEN são realizadas as culturas e teste de sensibilidade aos antimicrobianos.

Com a vinda de uma nova profissional de saúde para ocupar o cargo de Biomédica no laboratório do Urso Panda no início deste ano, foi possível melhorar o fluxo de exames e começar a realizar o diagnóstico na própria unidade prisional, informa a gerente de saúde da Sejus, Daiana Huff. A servidora Liane Silva foi submetida a um treinamento com a equipe de diagnostico da Tuberculose no LACEN, onde aprendeu a parte prática para execução das suas atividades no laboratório de coleta e no ano de 2016 as atividades do laboratório foram intensificadas com o objetivo de minimizar o risco de transmissão de doenças como a tuberculoso através do diagnóstico precoce.

Compartilhe no Whatsapp